Reunião com prefeitos da RMBH - MM

A vice-prefeita de Mário Campos, Maria Efigênia Nogueira Braga, participou nessa semana de uma reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Na ocasião, foram discutidas ações para se resolver o problema da falta de água no Estado e em especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A reunião aconteceu no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, e contou com a presença dos prefeitos dos 34 municípios que compõem RMBH, além da presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, o vice-governador Antônio Andrade; os secretários estaduais de Planejamento, Helvécio Magalhães; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira; de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite; e de Governo, Odair Cunha.

A orientação para as prefeitura é que seja feita uma campanha de conscientização com a população. “O exemplo deve começar na administração pública”, disse a vice-prefeita, Maria Eugênia, “por isso, vamos fazer a nossa parte, reduzindo ao máximo o uso de água, principalmente na irrigação dos jardins públicos e na limpeza das ruas”, disse. Segundo ela, já na próxima semana será organizada uma reunião com as principais lideranças do município e com representantes da prefeitura e da Copasa para que sejam traçadas as diretrizes d a campanha de conscientização do uso da água no município. Efigênia ressaltou ainda que, inicialmente, não será criada uma lei que puna, com multa, os moradores que estiverem consumindo água de forma indiscriminada, mas ela alerta que a Copasa já anunciou que os moradores que não reduzirem em 30% o consumo mensal estarão sujeitos ao pagamento de uma sobretaxa que será cobrada pela empresa.