31122013-DSC_0579
Uma das principais preocupações da atual administração é valorizar os talentos locais. Tanto que a programação de todos os eventos promovidos pelo governo municipal sempre conta com a participação maciça de representantes de Mário Campos.
Um exemplo foi a Festa da Alface deste ano, entre as atrações mais relevantes estava a banda Town Mania, que também foi contratada para se apresentar no Reveillon 2013, no 2º Encontro de Carros Antigos de Mário Campos e no Diálogos da Juventude. Além da Town Mania, cantores gospels do município, como Lucimar Damasceno e Huisnei Lourenço, que esteve entre as atrações da Marcha para Jesus, e grupos de louvores, como Ministério Plenitude e Adoração (IEQ Mário Campos), Tá Orando (Igreja Batista Campo Verde), Rede de Mulheres (Igreja Batista Nacional em Mário Campos), Ministério Igreja Batista Nacional (Bom Jardim) e Ministério Igreja Batista Esperança (Belo Horizonte), de diversas igrejas da cidade, foram destaque na programação.
Mas essa valorização vai além da classe dos músicos, os artesãos tiveram um espaço especial na Festa da Alface. Três tendas foram montadas para que toda a arte do município fosse apresentada ao público presente no evento.
Festival Gastronômico
A arte da culinária local também recebeu uma atenção especial. Em 13 barracas, os gourmets mariocampenses mostraram que a cidade possui um grande potencial gastronômico. Entre os participantes estavam Angela Maria e Aparecida França (lombo recheado e farofa de brócolis), Bete Quaresma (pão de queijo recheado), Lucinei Nicomedes (costelão ao molho cítrico e arroz com ora-pro-nóbis), Maurício Nogueira (lombinho ao molho de maracujá com purê de mandioca e salada de alface com beldroega), Cida Castro (costelinha assada ao mel com farofa de gondó e banana frita), Edna Marques (pastéis ao recheio de Mário Campos), Maria Joana e Angelia (Macarrão a Mário Campos), Nelita Prado (pé na costela com mostarda e angu), Neuza Eugênia (suã com arroz e mostarda), Neuza Rodrigues (almondegas ao molho de manjericão e purê cítrico de baroa), Thuany Regina (costelinha com molho de ora-pro-nóbis e angu) e Shelen, Shirlei e Ieda (pão de mel com sorvete e calda de chocolate).
Produtores Rurais
Embora a Festa da Alface seja um evento para atrair o mais variado público, o intuito do evento é valorizar os produtores rurais do município. E para isso, a programação da festa contou com atrações especiais voltadas para este público, dentre eles, cursos ministrados pela Emater (Novo código florestal e cadastro ambiental rural e Hortaliças não convencionais); almoço de confraternização e a premiação do concurso da Cultura da Alface.
O concurso foi dividido em duas categorias, Produtividade (Crespa e Americana) e Beleza (convencional e hidropônica), nos tipos hidropônica e convencional. O vencedor da categoria Produtividade, no tipo convencional Americana foi Adir Francisco Jorge; na convencional Crespa, Daniel Damasceno e na Crespa Roxa, Geraldo Lafaiete Rosa Pereira. Já na categoria Beleza/Hidropônica Roxa, o vencedor foi Vicente e na Crespa, César Daniel Campos. Na Crespa convencional o primeiro lugar ficou para Miguel da Silva Santos; Crespa Roxa, Geraldo Lafaiete Rosa e o primeiro lugar da Beleza Alface Americana foi para Adir Francisco Jorge.
Garota da Alface
E para valorizar a tradição da cidade, a Prefeitura de Mário Campos voltou com o concurso Garota da Alface. O primeiro lugar ficou com Simone Mari, o segundo com Carolyne Sthefany e a faixa de Garota Simpatia foi dada a Lorrayne Priscila.