A Prefeitura de Mário Campos iniciou em 2013 diversos programas voltados à saúde dos cidadãos. Entre essas iniciativas estão o “Gerando Vidas”, “Saúde em Movimento” e o “Medida Certa”, todos oferecidos à população de forma gratuita e através da Secretária de Saúde e os ESFs do município.

O programa “Saúde em Movimento” atende em média 3,4 mil pessoas a cada ano e visa a promoção de práticas de atividades físicas e laborais ao ar livre. Os participantes são os pacientes da fisioterapia que receberam alta ou qualquer outro morador de Mário Campos que deseja ter uma vida mais saudável. As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras na lagoa do Campo Verde e no bairro Bom Jardim, e segundas e quartas na unidade do novo Centro de Fisioterapia.

Mário Campos também se preocupa com as gestantes do município. Por esse motivo existe o programa “Gerando Vidas”. Esse programa é fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social e proporciona uma forma de acompanhar e auxiliar as gestantes mariocampenses. A iniciativa oferece toda a assistência médica necessária para que a mulher tenha uma gravidez saudável e tranquila. Além dos acompanhamentos médicos, as futuras mães recebem orientações sobre a amamentação, alimentação, prática de exercícios físicos e noções básicas com recém-nascidos. Ao final do período de gestação a participante recebe o “Kit Gestante”, que é formado por banheira, macacão e sapatinho para a criança e fraldas. O “Gerando Vidas” é exclusivo para as gestantes de Mário Campos e já atendeu mais de 200 mulheres cadastradas, realizando exames que não são cobertos pelo SUS. O programa ainda exerce uma outra função importante, pois ele é gerador de cadastro para o Programa Estadual Mães de Minas, que garante benefícios em outros cuidados com a saúde do bebê e da gestante.

Outra iniciativa na área da saúde que Mário Campos vem realizando é o “Medida Certa”. O programa é promovido pela equipe da Saúde, que realiza acompanhamentos quanto ao estilo de vida dos moradores da cidade, na intenção de melhorar a qualidade de vida sem nenhum custo. São oferecidos aos moradores aulas de Zumba, Nutrólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Educador Físico que se unem para apoiar e realizar mudanças nos hábitos alimentares e no cotidiano dos mariocampenses, incentivando os exercícios físicos de forma regular.