Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida, tornar o clima da cidade mais agradável e trabalhar em prol do meio ambiente, a Prefeitura de Mário Campos criou o Plano de Arborização Urbana.

O prefeito Juninho explica que a importância do plano é “melhorar a cidade para os moradores, introduzindo novas espécies e revitalizando as antigas, mantendo o meio ambiente da cidade em equilíbrio.” A intenção é promover a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano, sustentável e de qualidade de vida, além de realizar a substituição ou plantio de espécies arbóreas em pontos estratégicos do município, com a avaliação técnica conjunta da arborização existente, escolhendo as espécies mais adequadas para cada lugar.
Além disso, o Plano tem o intuito de diminuir os problemas gerados pelo plantio de espécies erradas em lugares inadequados da cidade. Esse fator desencadeou diversos transtornos políticos, econômicos, sociais, ambientais e de segurança do município, o que atrapalha a vida da população. O coordenador do Plano de Arborização, Mateus Julio, confirma a importância de um equilíbrio entre a natureza e o meio urbano e os problemas gerados pelo desequilíbrio. “Uma cidade em desequilíbrio com a natureza e o meio ambiente possui altos problemas relacionados a umidade relativa do ar, temperatura e poluição sonora, o que compromete a qualidade de vida dos cidadãos. Com o plano, a população vai trabalhar em conjunto com a Prefeitura para  conseguirmos sanar todos essas desconfortos”, afirma o coordenador.
A primeira reunião de mobilização, realizada no dia 17 de novembro, foi o primeiro passo do plano. Serão realizados outros diversos encontros entre o Departamento de Meio Ambiente, funcionários responsáveis e voluntários, para se capacitarem e realizarem o trabalho da forma mais correta possível.
Qualquer morador de Mário Campos pode ajudar, sendo como voluntário ou com sugestões, basta entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente pelo número: (31) 3577-3964, ou ir até o Departamento, localizado na Av. Governador Magalhães Pinto, número 300, Centro de Mário Campos.