A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou no último sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o país. Este ano, o Ministério Público da Saúde, tem a meta de imunizar 12 milhões de crianças.

Devem ser vacinadas contra a pólio crianças com idade entre 6 meses a 5 anos incompletos. Além da Poliomielite, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. As imunizações vencidas ou em atraso poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada.

O que é Poliomielite?

A Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. Ela foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95%, considerada um exemplo para o restante do mundo.

 

Poliomielite.jpg.2