A Festa da Alface vai animar Mário Campos entre os dias 1º e 16 de agosto. Na programação muita música, festival culinário e concurso de beleza, além de eventos de valorização do agricultor. A festa é organizada pelas secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da comunidade rural, parceiros e apoiadores. A entrada é gratuita para todos os dias do evento.

Além de oferecer entretenimento, a Festa da Alface vai trazer shows de renomes nacional, como Wilson Sideral (16 de agosto) e Danilo Reis e Rafael, vencedores do The Voice/2014 (15 de agosto). Mas a programação também conta com apresentações de artistas locais que têm se destacado na região, como a banda Town Mania (16 de agosto), que além do repertório de músicas pop já consagradas, vai cantar e animar o público com músicas autorais do primeiro CD da banda, O Amor.

Para quem gosta de Axé, a banda Censura Livre (14 de agosto) vai encher a Festa da Alface com muito suingue e alegria. E a música não para por aí. O público vai poder assistir ainda shows com Marcello Jabah, Luiz e Luan, Moda de Viola, Copo Lagoinha, Chorinho, Lucas e David, Ranner e Henrique, Hugo e Cristiano, Acir Antão e Romano e Roceri (veja programação abaixo).

No dia 13, a abertura oficial da festa começa com a Noite Gospel, com apresentação de cantores locais em adoração e agradecimento a Deus. Já domingo (16), começa com uma missa celebrada pelo Dom Gusmão, bispo emérito da arquidiocese de Belo Horizonte.

Cultura

Saulo Laranjeira, um dos maiores artistas do país, promete fazer o público dar gargalhadas. Em um único evento, Saulo reúne música, teatro, humor e poesia. Intérprete de personagens consagrados como o deputado João Plenário, o roqueiro Kelé Metaleira, o caipira Geraldinho e a benzedeira Veia Messina, Saulo Laranjeira vai subir ao palco no dia 14 de agosto, às 20h.

Festival Culinário

Uma das principais atrações da Festa da Alface é o Festival Culinário. Os pratos são produzidos por moradores da região e todos têm que apresentar algum tipo de hortaliça produzida em Mário Campos.

Neste ano, 15 gourmers irão participar do festival, dentre os pratos estão penne ao molho de espinafre e costelinha, batata recheada, tapioca, frango com quiabo e bolo de agrião com cobertura de limão. O festival começa dia 13 de agosto e vai até o último dia da festa (16).

Garota da Alface

Mantendo a tradição, a Festa da Alface vai realizar o Concurso Garota da Alface. O concurso é feito dentro da programação de valorização dos agricultores locais. As garotas que participam do evento são filhas de agricultores locais ou de Sarzedo. O concurso, que já tem tradição de mais de 20 anos no município, acontece no dia 1º de agosto, com apresentação da banda Agência 4.

A programação conta ainda com uma diversidade de ações voltadas para os agricultores, como palestras, dia de confraternização e futsal. Durante o evento o renomado chefe de cozinha Renato Lobato irá preparar receitas e ofertar workshops, mostrando possibilidades do uso de folhosas cultivadas no município.

Alface

O município de Mário Campos é um dos maiores produtores de verduras de Minas Gerais. Atualmente 133 produtores rurais atuam na região, empregando mais de 600 trabalhadores. Dentre as hortaliças produzidas destacam-se o cultivo de alfaces, brócolis, rúculas, mostardas, agrião, ora-pro-nóbis, taioba, gondó e ervas. Além de suas terras férteis, a cidade também é conhecida por ser considerada uma estância hidromineral, isso por que o município abriga a maior fonte do mundo de vazão espontânea de água mineral.

A festa da Alface é realizada desde 1991, e ficou sem acontecer por 10 anos sendo retomada em 2013. O evento fortalece os anseios dos agricultores e articula possibilidades do potencial agrícola local.

13 de agosto (quinta-feira)

13h      – Encontro da Melhor Idade

20h      – Noite Gospel

14 de agosto (sexta-feira)