A última segunda-feira foi dia de orgulho para Mário Campos. É que uma família moradora da cidade foi indicada para receber o Prêmio Gentileza Urbana, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento de Minas Gerais. O casal Terezinha e Miltinho Agostinho Pinto foi reconhecido na categoria “Generosidade”, pelo trabalho que fazem ao plantarem ora-pro-nobis à beira da estrada. A premiação foi uma das 22 distribuídas na noite desta segunda, em solenidade no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte. Esta é a primeira vez que a cidade de Mário Campos é representada no Prêmio Gentileza Urbana.

O trabalho de Terezinha e Miltinho começou há muitos anos, já que o agricultor mexe com o plantio desde os oito anos de idade. No início, o casal plantou algumas mudas na cerca, na beirada da estrada, e após os amigos e parentes começarem a pedir parte de sua produção, os dois perceberam que o ora-pro-nobis poderia ser uma boa fonte de renda, de onde planejariam o futuro. Mesmo depois de a produção aumentar e gerar renda para subsistência, a família manteve a cerca viva cheia de ora-pro-nobis para quem não pode comprar colher do mesmo jeito. Miltinho Agostinho afirma que o prêmio veio pelo fato deles trabalharem com amor e competência, como forma de incentivar o trabalho. “É um incentivo pelo trabalho, porque mexer com os espinhos não é nada fácil, mas o prêmio vem como algo a mais para a gente continuar trabalhando com alegria e prazer. É muito gratificante isso”, afirma o agricultor.

O destaque dado a Mário Campos durante a noite foi motivo de celebração para a presidente do IAB-MG, a arquiteta Rose Guedes: “Foi muito importante ver os cidadãos de Mário Campos aqui e a participação do prefeito da cidade, Juninho. Significa a ampliação e o fortalecimento do Prêmio Gentileza Urbana. É importante que o poder público volte os olhos para projetos que gerem gentileza e saber que a Prefeitura de Mário Campos incentiva esse tipo de ação nos deixou muito felizes”, destacou Rose.

O prefeito Juninho também foi um entusiasta da iniciativa e celebrou o reconhecimento de Mário Campos na categoria “Generosidade”. “Esse prêmio é muito importante para nossa cidade, pois ele representa aquilo que temos em essência, que é a sustentabilidade e a gentileza de nossos moradores. Estamos muito felizes”, exalta o prefeito.

Prêmio Gentileza Urbana

O Prêmio IAB-MG de Gentileza Urbana foi concebido, desenvolvido e lançado pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil há 24 anos. O objetivo, desde então, tem sido estimular iniciativas diversas, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida urbana. A ideia consiste em premiar e valorizar os pequenos atos, as pequenas atitudes dos cidadãos que colaboram para deixar a vida nas cidades cada dia melhor. Gentileza Urbana são atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre a cidade, promovendo a preservação do seu patrimônio cultural e natural e ampliando o conceito de cidadania. Podem concorrer as iniciativas reconhecidas e indicadas pelas comunidades, instituições e entidades civis de natureza privada, e também as iniciativas que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como “Gentileza Urbana”.

Créditos das fotos: Guilherme Jabour e João Pedro Fernandes