Durante os dias 17 e 24 de outubro a Prefeitura de Mário Campos, através da Secretaria de Saúde, irá oferecer uma programação especial em incentivo ao mês nacional de prevenção do câncer de mama. O evento contará com exame preventivo, autoexame, solicitação de mamografia e palestras voltadas à saúde da mulher.

No dia 17 o evento será realizado no Posto de Saúde do Bom Jardim (rua Três Irmãos, 363, Maria Antonieta), a partir das 8h, e dia 24 no Posto de Saúde do Centro (avenida Antônio Carlos, 213, Centro), às 8h.

 

O que é Câncer de Mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos.

Ele é o tipo de câncer que mais atingi as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) surgem aproximadamente 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano.

Mas a doença não atinge apenas as mulheres, a proporção do câncer de mama em homens é de um em cada cem casos, ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem pode ter a doença. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Sintomas:

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é de suma importância procurar um médico.

Diagnóstico e prevenção:

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada, quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de um centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. Ele é realizado uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais, é a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.

 

12164976_1199563053393990_1273196980_o