inhotim

Cerca de 880 alunos da rede pública de ensino de Mário Campos participaram de momentos inesquecíveis durante este mês de julho. É que a Prefeitura de Mário Campos, através da Secretaria de Educação, firmou uma parceria com o Centro de Arte Contemporânea e Botânica Inhotim, para que os alunos participassem do programa Descentralizando o Acesso.

A visita teve o objetivo de incentivar a criação artística e a conscientização ambiental dos alunos, levando emoção às crianças em um espaço diferente dos que convivem no dia a dia. A professora Ariane Prado Maia explica que visitar um lugar como o Inhotim é gratificante, principalmente por saber que ele estimula a imaginação das crianças. “Lá, os alunos aprendem de forma diferente a importância do contato com a natureza, além de perceberem que a preservação influência diretamente na formação deles”.

Para o empresário e idealizador do instituto, Bernardo Paz, o projeto incentiva os estudantes a desenvolverem uma percepção diferente do futuro. “Um lugar desse a gente mantém com muita dedicação. Nós pensamos nos nossos visitantes, principalmente, nas crianças, porque elas têm que sonhar um pouco. Muitas que vêm aqui estão começando a abrir a cabeça e a olhar o mundo de forma diferente”, disse. Para o arte-educador, Fagner Souza, a experiência incentiva a relação social dos alunos, “desenvolver esse projeto vai além do que o próprio lugar proporciona, que é o desdobramento fora desse espaço museológico, pois incentiva a criação artística das crianças, aumentando seu contato com amigos e familiares”.

E o resultado do passeio já é comprovado de forma imediata. O olhar das crianças mostravam admiração e entusiasmo durante o passeio, sentimentos transformado em palavras por algumas delas. “Gostei muito da natureza e das flores, achei tudo muito lindo, quero voltar e trazer toda a minha família”, disse Maria Elisa, estudante de 5 anos que participou do passeio.