O Ministério da Saúde, por meio da PORTARIA No – 1.897, publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de agosto de 2017, estabeleceu a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename 2017 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), atualizando o elenco de medicamentos e insumos da Rename 2014.

A Rename é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Essa seleção de medicamentos essenciais é proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das estratégias da sua política de medicamentos para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos.

Da mesma forma, a assistência farmacêutica do município de Mário Campos  está disponibilizando a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que orienta a organização dos medicamentos baseando-se em evidências de eficácia, segurança, conveniência para o paciente, qualidade e custo favorável para o município. Também são consideradas as pactuações de responsabilidade entre o Município, o Estado e a União.

A Rename 2017 e suas atualizações, encontram-se disponíveis AQUI.

A Remume 2017 encontra-se disponível AQUI.

A divulgação da Rename e da Remume e a internalização do seu uso no cotidiano das ações de saúde impõem-se como ferramentas importantes para garantir o acesso aos medicamentos, para buscar que se obtenham os resultados esperados com a farmacoterapia instituída e para promover o uso racional dos medicamentos.

A Relação de Medicamentos desempenha ainda o importante papel de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, a fim de dotar o País de capacidade de desenvolver e produzir os medicamentos para atender às necessidades do SUS.

Ajudem a divulgar!